Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cemig quer passar Eletrobras em receita até 2020

Companhia quer ser a maior em receita no setor de energia no país

Hoje, a Cemig está em terceiro lugar em receita no setor energético

O presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, afirmou nesta segunda-feira que almeja superar a Eletrobras e estar, até 2020, entre o primeiro ou segundo lugar em receita no setor de energia no Brasil. Hoje, a Cemig está em terceiro lugar, perdendo para Eletrobras e Petrobras.

Para atingir este objetivo, a empresa estuda projetos em várias áreas, incluindo energia eólica e solar. “O mineiro tem três qualidades, inteligência, beleza e modéstia”, brincou. Hoje, a companhia é a principal distribuidora do país, a terceira em transmissão e a quarta em geração de energia elétrica.

De acordo com o executivo, a Cemig tenta, por exemplo, viabilizar uma participação de quase 10% na usina de Belo Monte. A empresa também pretende participar do leilão de transmissão previsto para o fim deste ano ou início de 2013, assim como do leilão de transmissão da usina de Teles Pires, programado para o primeiro semestre.

Morais afirmou que a Cemig foi a primeira empresa a gerar energia eólica de forma comerciável no país e conclui neste ano um projeto de pesquisa e desenvolvimento de energia solar em Sete Alagoas, a um custo total de 40 milhões de reais. As obras começam em março e a geração, quatro meses depois, disse.

(com Agência Estado)