Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Carrefour perde participação de mercado na França–consultoria

Por Da Redação
15 dez 2011, 12h30

Por Dominique Vidalon

PARIS, 15 Dez (Reuters) – O Carrefour voltou a perder participação no mercado francês para concorrentes de capital fechado, segundo dados de uma consultoria, aumentando receios de que a maior varejista da Europa faça outro alerta de lucro no próximo mês.

A companhia deve anunciar as vendas do quarto trimestre em 19 de janeiro e se negou a comentar a redução.

As ações do Carrefour perderam 46 por cento neste ano após uma série de alertas de lucro menor e mudanças estratégicas, alimentando especulações de que o presidente-executivo Lars Olofsson não sobreviverá a um novo alerta.

Continua após a publicidade

De acordo com a consultoria Kantar Worldpanel, o market share dos hipermercados franceses do Carrefour caiu 0,9 ponto percentual, para 11,3 por cento em novembro, enquanto a do Leclerc subiu 0,8 ponto, para 18,3 por cento.

O Casino viu sua participação de mercado cair 0,2 ponto percentual, enquanto o Auchan perdeu 0,1 ponto.

Este é mais um golpe no Carrefour, que vem tentando aumentar as vendas dos hipermercados na França por meio de cortes de preço, em meio a um plano ambicioso de retomar seu formato de hipermercado na Europa.

Continua após a publicidade

“Dúvidas sobre a capacidade do Carrefour de ter resultados dentro do previsto só podem crescer”, disse o analista Christian Devismes, da CM-CIC.

Nesta quinta-feira, a corretora ING reduziu a recomendação das ações do Carrefour para “vender”, explicando que a queda na confiança dos consumidores em mercados maduros coloca a previsão de lucro para 2011 ainda mais em risco.

“O Carrefour precisa de boas vendas no quarto trimestre, especialmente em hipermercados, para alcançar a previsão de queda de 15 a 20 por cento no lucro operacional no fechado de 2011”, afirmaram analistas da ING em comunicado.

Continua após a publicidade

A ING agora prevê lucro operacional de 2,12 bilhões de euros (2,75 bilhões de dólares), queda de 22,5 por cento em relação aos ganhos de 2010, ajustados pela divisão da unidade de descontos Dia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

O Brasil está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por VEJA.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.