Campos Neto assume novo cargo no Nubank nesta terça-feira
Para David Vélez, CEO e fundador do Nubank, ex-presidente do Banco Central é um dos "pensadores do mundo" sobre como a tecnologia impacta as finanças
O ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, assume nesta terça-feira, 1, como chefe global de políticas públicas do Nubank, após cumprir o período sabático obrigatório desde a sua saída do BC em 31 de dezembro do ano passado. Campos Neto também ocupará o cargo de vice-chairman do Nubank e terá um assento no conselho de administração na Nu Holdings.
Segundo um comunicado do banco, o ex-BC se reportará diretamente a David Vélez, fundador e executivo-chefe do Nubank. Sua missão será apoiar a expansão internacional do grupo, estabelecer relações com órgãos de regulação financeira em todo o mundo e representar o Nubank em fóruns internacionais. A instituição também espera que Campos Neto contribua para “elevar a análise econômica e de risco para as operações do Nu no Brasil e na América Latina.”
Como presidente do BC de 2019 a 2024, o agora executivo do Nubank liderou algumas iniciativas que modernizaram o sistema financeiro do Brasil, como o lançamento do Pix, sistema de pagamento instantâneo que caiu no gosto da população e estimulou a bancarização.
Campos Neto também aprofundou as medidas do chamado Open Finance, cujo objetivo é estimular a competição entre as instituições financeiras ao dar mais visibilidade à situação dos clientes, que podem ter acesso, assim, a ofertas de produtos mais vantajosos, como linhas de crédito com juros mais baixos.
Outra inovação que marcou sua gestão no BC foi o lançamento do Drex, conhecido como o “real digital”. Trata-se de uma CBDC, a sigla em inglês para moedas digitais emitidas por bancos centrais. Apoiado na tecnologia blockchain, o Drex não substituirá a moeda física, mas permitirá inovações como os chamados contratos inteligentes, nos quais a liquidação de uma transação é condicionada ao cumprimento de determinados requisitos programados de antemão. Um exemplo é a compra de um automóvel. Com o Drex, a titularidade do veículo é atualizada assim que o pagamento é efetuado.
A experiência de Campos Neto com as criptomoedas e a economia digital é apontada como um trunfo pelo Nubank. Na nota à imprensa em que comunicou sua contratação, divulgada no início de maio, Vélez afirmou que o ex-BC “tem sido um dos principais pensadores do mundo sobre como usar a tecnologia para avançar os sistemas financeiros locais”.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado:
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha







