Clique e assine a partir de 8,90/mês

CÂMBIO-Dólar opera em leve queda após anúncio do Fed

Por Da Redação - 20 jun 2012, 14h54

SÃO PAULO, 20 Jun (Reuters) – A cotação do dólar ante o real registrava leve queda revertendo a alta registrada logo após o anúncio do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, de estender a Operação Twist.

Às 14h48 (horário de Brasília), a moeda tinha variação negativa de 0,14 por cento, cotada a 2,0246 reais na venda.

“O mercado chegou a esperar até um ‘quantitative easing’ nos Estados Unidos, que se tivesse sido anunciado traria um impacto muito maior, levando os investidores a procurar ofertas no mundo inteiro… Mas de qualquer forma, a Operação Twist não atrapalha e é positiva para o mercado”, disse o gerente de câmbio da Treviso Corretora, Reginaldo Galhardo.

A Operação Twist é uma ferramenta com qual a instituição vende dívidas no curto prazo e compra bônus com prazo de vencimento mais longo para reduzir os custos dos empréstimos. Já o quantitative easing é o programa em que o Fed emite moeda e compra ativos do país, injetando liquidez nos mercados financeiros.

O Fed anunciou que a extensão da Operação Twist ocorrerá por meio da compra de 267 bilhões de dólares em ativos de prazo mais longo até o finald e 2012. A primeira fase dessa operação iria se encerrar no fim deste mês.

Para o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, o mercado estava com muitas expectativas, esperando que talvez o Fed tivesse coragem de tomar medidas maiores, e a operação não muda muito a perspectiva em relação a entrada de recursos no Brasil.

“O mercado criou expectativa à toa, o Fed já estava fazendo Operação, essa medida faz sentido dentro do discurso do Fed”, afirmou.(Reportagem de Danielle Fonseca; Edição de Tiago Pariz)

Continua após a publicidade
Publicidade