Clique e assine a partir de 9,90/mês

CÂMBIO-Dólar inverte sinal e passa a subir, cotado a R$1,75

Por Da Redação - 31 jan 2012, 13h25

SÃO PAULO, 31 Jan (Reuters) – O dólar inverteu o sinal e passou a operar em campo positivo, acompanhando o movimento dos mercados internacionais, que diminuíram os ganhos após dados da economia norte-americana virem abaixo da expectativa do mercado.

Às 14h17 (horário de Brasília), a divisa era negociada a 1,7525 real para venda, em alta de 0,18 por cento. Em relação a uma cesta de moedas, o dólar tinha ligeira alta de 0,23 por cento.

Segundo o gerente de câmbio da Treviso Corretora, Reginaldo Galhardo, o mercado vinha empolgado com a economia norte-americana, com a divulgação de dados que davam sinais de melhora e afastavam a possibilidade de recessão.

“Hoje, por outro lado, os dados divulgados vieram abaixo do esperado, fazendo o mercado aguardar os próximos índices econômicos do país para confirmar ou não o movimento”, afirmou Galhardo.

Continua após a publicidade

O índice de confiança do consumidor norte-americano medido pelo Conference Board, um grupo industrial, recuou em janeiro para 61,1, frente ao dado de dezembro, revisado para cima, de 64,8. A atividade empresarial no Meio-Oeste dos Estados Unidos, medida pelo índice do Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) caiu de 62,2 para 60,2 no mês passado.

Galhardo não acredita, porém, em uma mudança do cenário externo, e disse que tal movimento apenas reflete uma cautela dos investidores. “O mercado está operando com bastante equilíbrio. Eu não vejo nenhuma mudança de humor ou de aversão ao risco”, afirmou.(Por Natália Cacioli; Edição de Hélio Barboza)

Publicidade