Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CÂMBIO-Dólar aprofunda baixa após anúncio de leilão do BC

SÃO PAULO, 15 de dezembro (Reuters) – O dólar operava em baixa frente ao real nesta quinta-feira, devolvendo parte da valorização dos últimos dias em linha com o movimento dos mercados internacionais, com pressão adicional de venda imposta após o anúncio de um leilão de venda de dólar conjugado com leilão de compra pelo Banco Central.

Às 11h19 (horário de Brasília), a divisa dos Estados Unidos era negociada a 1,8610 real para venda, em depreciação de 0,69 por cento. A cotação subiu 3,77 por cento entre segunda e quarta-feira.

O BC realiza um leilão de empréstimo em dólar ao mercado entre 11h30 e 11h40. De acordo com o gerente da mesa de câmbio de um importante banco estrangeiro em São Paulo, a operação anunciada é similar às realizadas durante a crise de 2008 e funciona como uma linha de financiamento de dólar no interbancário.

Lá fora, dados sobre o setor manufatureiro da China e da Europa davam certo alívio ao mercado, com índices de atividade recuperando-se em novembro .

“Os mercados estão se estabilizando hoje, após oscilações cambiais dramáticas nas últimas sessões”, resumiu a equipe de estratégia cambial da Scotia Capital, liderada por Camilla Sutton.

Em relação a uma cesta de moedas, o dólar recuava 0,40 por cento. Os futuros do índice S&P 500 apontavam alta para o pregão em Nova York.(Por Mariane Pinho; Edição de Hélio Barboza)