Clique e assine a partir de 9,90/mês

Caixa terá horário estendido e expediente no sábado para saques do FGTS

Banco libera na sexta-feira até R$ 500 por conta para nascidos em janeiro; ao todo, R$ 1,8 bi serão disponibilizados a 4,1 milhões de trabalhadores

Por da Redação - Atualizado em 16 Oct 2019, 14h16 - Publicado em 16 Oct 2019, 13h46

A Caixa Econômica Federal vai liberar nesta sexta-feira, 18, o saque de até 500 reais por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos em janeiro. Segundo o banco, 4,1 milhões de pessoas têm direito aos pagamentos desta etapa, que devem liberar 1,8 bilhão de reais. Para a liberação, o banco informou nesta quarta-feira, 16, que fará um esquema especial de atendimento, com abertura das agências mais cedo e também com expediente no sábado.

As agências que abrem às 8h terão o encerramento do atendimento duas horas depois do horário normal de término. As que abrem às 9h, terão atendimento uma hora antes e uma hora depois. Aquelas que abrem às 10h, iniciam o atendimento com duas horas de antecedência. E as que abrem às 11h, também iniciam o atendimento duas horas antes do horário normal. O expediente estendido vale também para segunda e terça-feira. Já o horário de atendimento no sábado é das 9h às 15h. A lista das agências com horário especial de atendimento está no site do FGTS.

De acordo com o presidente do banco, Pedro Guimarães, essa é a fase mais complexa dos pagamentos. Anteriormente, foram liberadas três etapas do FGTS para clientes Caixa. “Até agora, os três primeiros pagamentos, como eram de clientes da Caixa, 82% dos 36 milhões de pessoas sacaram pelo celular. Os próximos 12 pagamentos utilizaremos, em especial, as lotéricas. Esperamos movimento grande e presencial.”

De acordo com Guimarães, o banco terá gastos de 1 bilhão de reais, tanto com os pagamentos do FGTS como com as horas extras de funcionários e as taxas para as lotéricas. Por isso, não há como dar gratuidade nas tarifas de transferências para clientes com contas em outros bancos.

Continua após a publicidade

Os saques podem ser feitos em agências da Caixa, terminais de autoatendimento e casas lotéricas. Nas lotéricas e Caixas Eletrônicos, é necessário ter o Cartão Cidadão e a senha. Caso o trabalhador tenha só a senha e não o cartão físico, também consegue fazer a operação.

Nas agências, é possível fazer o saque sem o cartão, com o documento de identidade e carteira de trabalho. Os cotistas que tiverem apenas 100 reais para receber conseguem fazer o saque na lotérica apresentando apenas documento de identidade com foto.

Calendário

O saque imediato do FGTS é uma medida do governo federal para tentar injetar recursos na economia. A liberação ocorre conforme o mês de nascimento do trabalhador e vai até março. O prazo final para retirar a cota é em 31 de março. Caso o trabalhador não pegue o dinheiro, o valor volta para a conta do fundo.

O FGTS é um direito de trabalhadores com carteira assinada. Por mês, o empregador deposita o equivalente a 8% do salário em uma conta na Caixa, vinculada ao trabalhador. Para cada emprego, o trabalhador tem uma conta diferente. Com essa liberação, quem tiver mais de uma conta vinculada pode ter mais de 500 reais a receber do banco.

Continua após a publicidade

Além do saque imediado, o FGTS só pode ser movimentado em situações específicas como demissão sem justa causa, doenças graves, aposentadoria, para compra da casa própria ou por quem optar pelo saque-aniversário.

Publicidade