Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cade deve aprovar fusão entre LAN e TAM, diz fonte

Autorização para o negócio deve ser dada pelo órgão antitruste, mas com imposição de restrições; decisão deve ser anunciada nesta quarta-feira

Negócio já foi aprovado pelo tribunal de concorrência do Chile com algumas condicionantes

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve aprovar, nesta quarta-feira, a fusão entre as companhias aéreas LAN, do Chile, e TAM com condições, disse uma fonte do órgão antitruste nesta segunda-feira. O tema está na pauta de julgamento do Cade do próximo dia 14. “A tendência é pela aprovação com algumas condicionantes”, afirmou sem dar mais detalhes.

Segundo a fonte, que falou sob condição de anonimato, como o assunto está chegando agora ao plenário do Cade é possível, porém, que algum conselheiro peça vista do processo, interrompendo e adiando a votação.

Em agosto, as secretarias de Acompanhamento Econômico e de Direito Econômico, Seae e SDE, respectivamente, recomendaram ao Cade a aprovação da fusão de LAN e TAM sem restrições.

As duas empresas anunciaram, em agosto de 2010, um plano de fusão para criar a maior companhia aérea da América Latina, a Latam. O negócio já foi aprovado pelo tribunal de concorrência do Chile com algumas condicionantes.

Executivos da LAN e da TAM tem afirmado que esperam que a união das companhias seja concluída no primeiro trimestre de 2012.

(com Reuters)