Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bunge e BP fecham acordo para criar empresa de bioenergia no Brasil

Cada uma das companhias terá 50% de participação no novo negócio; acordo depende de aval de agências reguladoras e deve ser fechado no final do ano

Por da Redação
22 jul 2019, 17h34

A multinacional do setor de energia BP anunciou nesta segunda-feira, 22, acordo para a criação de uma joint venture (companhia conjunta) de bioenergia com a Bunge, do ramo de agronegócio. A nova companhia atuará no Brasil e terá 50% de participação de cada uma das empresas. A BP pagará a Bunge 75 milhões de dólares (374 milhões de reais) referentes aos termos do acordo. Além disso, a joint venture assumirá 700 milhões de dólares (2,6 bilhões de reais) relativos a dívidas da Bunge.

A BP Bunge Bioenergia terá capacidade de moagem de 32 milhões de toneladas por ano e “terá a flexibilidade de produzir um mix de etanol e açúcar”, segundo comunicado de anúncio do acordo. Além disso, a joint venture gerará eletricidade renovável a partir de bagaço de cana-de-açúcar para sustentar suas unidades e venderá a eletricidade excedente à rede elétrica brasileira.

Juntas, as empresas tem unidades em cinco estados brasileiros atualmente. A BP Bunge Bioenergia terá 11 unidades de biocombustíveis no Brasil, nas regiões sudeste, norte e centro-oeste. A nova companhia deverá ter sede em São Paulo, com cerca de 10 mil funcionários. O acordo deve ser fechado no quarto trimestre de 2019. O CEO será Geovane Consul, da Bunge, e Mario Lindenhayn, da BP, será o presidente-executivo.

Segundo a BP, a participação no novo empreendimento aumentará seus negócios de biocombustíveis em mais de 50%. Dev Sanyal, chefe-executivo do setor de energia alternativa da empresa, afirmou que a joint venture “permitirá a BP aumentar significativamente a escala, a eficiência e a flexibilidade de negócio em um dos mercados de biocombustíveis que mais crescem no mundo”.

Do outro lado, Gregory Heckman, chefe-executivo da Bunge, afirmou que a nova companhia “representa um marco importante na otimização de portfólio para a empresa”. A joint venture ainda está sujeita ao cumprimento de condições contratuais e a obtenção das autorizações necessárias pelas agências reguladoras, espera-se que o acordo seja concluído no quarto trimestre deste ano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.