Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BRF anuncia destituição de CEO global; leia carta de Abilio Diniz

Grupo ainda não escolheu um nome para substituir o presidente global

A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, anunciou nesta quinta-feira a saída de Pedro Faria do cargo de CEO global da companhia. Ainda não foi indicado um nome para substituí-lo.

“A BRF está em processo de recrutamento do novo CEO global, cujo nome será anunciado oportunamente”, informa o grupo.

Segundo a companhia, Faria participará do processo de transição para a nova gestão e continua na liderança até 31 de dezembro de 2017. Faria ingressou na BRF em 2011, ocupando primeiro o cargo de CEO internacional e desde 2015 o de CEO global.

Em carta, o presidente do conselho de administração da BRF, Abilio Diniz, diz que o ciclo iniciado por ele em 2013 acabou e que agora é tempo de renovação.

“A BRF tem tudo para dar um grande salto. Para tanto, precisa de renovação da sua liderança. Assim, com as iniciativas, planos e projetos já bem encaminhados, eu, Pedro e o conselho de administração consideramos, conjuntamente, que o momento de contribuição valorosa do Pedro à BRF como CEO está concluído”, afirma Abílio.

No documento, o executivo cita problemas que a empresa enfrentou em 2017, como a Operação Carne Fraca. “Com muito trabalho, começamos a nos recuperar e a apresentar resultados melhores neste ano até sermos surpreendidos pelo episódio da Carne Fraca, que abalou todo o setor e trouxe desafios inclusive no mercado internacional.”

Segundo ele, a BRF saiu fortalecida do episódio. “Os reflexos desse novo momento já podem ser sentidos neste segundo semestre, com previsão de resultados mais favoráveis para o futuro, no qual a companhia certamente será o que nós desejamos para ela.”

Leia abaixo a íntegra da carta de Abílio Diniz:

“Quando eu cheguei à BRF, em abril de 2013, sabia que poderia contar com o talento e a experiência do Pedro Faria. Em todos esses anos em que trabalhamos juntos, ele correspondeu e muitas vezes superou minhas expectativas. Ele esteve ao meu lado no primeiro “Steering Committee”, no Conselho de Administração, no Plano de Cem Dias, no Plano de Reestruturação e, mais tarde, se destacou como CEO Internacional.

Durante essa bem-sucedida trajetória, Pedro realizou um relevante trabalho. Sob seu comando, a BRF reorganizou sua atuação internacional para alcançar o status que estabelecemos como meta: ser uma empresa global de alimentos e não apenas a maior exportadora de frango do mundo. Em pouco tempo, tivemos um grande sucesso, e fomos capazes de dobrar o valor de mercado da empresa.

No começo de 2015, Pedro se tornou CEO Global e nossos planos corriam como esperado. Mas, no final daquele ano, a conjuntura começou a mudar radicalmente. O ciclo se inverteu e passamos a conviver com um cenário muito mais desfavorável e desafiador.

Entramos em 2016 sob o que chamamos de uma “tempestade perfeita”. O preço dos grãos no Brasil subiu a patamares extraordinários enquanto o preço das commodities no mercado internacional caía significativamente. Enfrentamos dificuldades nas exportações e passamos a conviver com um mercado brasileiro em forte retração. Tudo isso aconteceu em meio a uma elevada volatilidade do câmbio, que também afetou muito nossas operações no exterior. Essa combinação de fatores negativos nos levou a uma grande decepção com os resultados da BRF.

Entramos em 2017 com muita energia e com muita confiança. Para corrigir os erros internos criamos o segundo “Steering Committee”. Passamos a contar com um ciclo mais favorável, apesar de o consumo doméstico seguir baixo e o mercado internacional, relutante. Com muito trabalho, começamos a nos recuperar e a apresentar resultados melhores neste ano até sermos surpreendidos pelo episódio da Carne Fraca, que abalou todo o setor e trouxe desafios inclusive no mercado internacional.

Ao enfrentar o problema com seriedade, transparência e agilidade conseguimos nos recuperar rapidamente. Podemos dizer que também estamos superando esse episódio, do qual saímos ainda mais fortalecidos. Os reflexos desse novo momento já podem ser sentidos neste segundo semestre, com previsão de resultados mais favoráveis para o futuro, no qual a companhia certamente será o que nós desejamos para ela.

Apesar de tudo isso, consideramos que o ciclo iniciado em abril de 2013 está se encerrando agora. A BRF tem tudo para dar um grande salto. Para tanto, precisa de renovação da sua liderança. Assim, com as iniciativas, planos e projetos já bem encaminhados, eu, Pedro e o Conselho de Administração consideramos, conjuntamente, que o momento de contribuição valorosa do Pedro à BRF como CEO está concluído.

Partimos agora para uma transição em que vamos buscar um novo CEO para a companhia. Enquanto não apontamos o novo executivo, Pedro seguirá firme no comando da BRF e vai realizar uma transição completa, tranquila e sem sobressaltos, como se espera em uma empresa com o porte e a reputação da BRF.

Tenho muito orgulho de todo o trabalho feito até aqui sob a liderança do Conselho e dos Comitês e continuo muito confiante no futuro da BRF e na condução do Pedro e do time de executivos nesse momento de transição, com toda a competência que já conhecemos.

Não quero aqui repetir chavões de agradecimentos protocolares ao Pedro. Ele é mais que um excelente companheiro de trabalho. Ele é um amigo e uma pessoa admirável, que contará sempre com meu respeito e reconhecimento. Espero que ele possa nos próximos anos continuar apoiando a BRF e o seu Conselho com todo conhecimento e experiência que possui.

Conto com a participação e liderança de todos os executivos da companhia nesse momento de transição, respeitando e apoiando a liderança do Pedro, bem como acolhendo a entrada do novo CEO até 31/12/2017.

Muito obrigado, Pedro. E conte conosco como nós contamos com você.”

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Para Comercializar 297.471 unidades Do Toyota Corolla
    A Toyota Precisou De Apenas Jan, Fev, Mar E Abril/2017
    Segue Com Folga Sendo O Carro Mais Vendido Do Globo…
    Na Dúvida ??? Siga O Líder !!!

    Curtir

  2. BRF faz parte do J&F, que faz parte da JBS… aquela empresa que o seu dono descobriu que era um criminoso….kkkkk ….
    Pra vocês verem que, tudo aqui no Brazyu, gira em torno das mesmas pessoas, do mesmo feudo.
    ——————————————
    Nem intervenção militar salva este país. Já está tudo contaminado.
    ————
    O mais fácil seria destituir todos os políticos e filiados a partidos de seus direitos de cidadão e começar tudo do zero com democracia direta. Acabar com o Senado o STF e o TSE, que não servem pra nada.

    Curtir

  3. A Sadia Precisa Investir No Preço Justo Na Gôndola !
    E Diminuir Os Cachês Milionários Para Os Famosos !
    A Sadia Não Precisa De Publicidade Para Vender !!!

    Curtir

  4. Cachê Milionário E Preços Abusivos, Venda Medíocre !!!

    Curtir

  5. A Sadia Precisa Presentear,
    Seus Fiéis Consumidores,
    Com Preços Mais Acessíveis !

    Curtir

  6. A Marca Consolidada Sadia S/A,
    Vende Bem Em Qualquer Cenário.

    Curtir

  7. Abilio Diniz Meu Rei, Reinaugure O Posto Shell
    Do Carrefour Marginal Pinheiros, Meus Lexus
    Andam Melhor Com A Shell V-Power Racing

    Curtir