Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Braskem interrompe parte das atividades do Triunfo

Por André Magnabosco

São Paulo – A Braskem suspendeu de forma parcial as atividades no Polo Petroquímico de Triunfo (RS) nesta sexta-feira. A medida, adotada pelo segundo dia consecutivo, foi decidida devido à constatação da presença de odor no local onde, na quarta-feira passada houve o deslocamento de uma espuma especial que isolava parte da cobertura do tanque de armazenagem de nafta. O incidente foi ocasionado, segundo a empresa, por chuvas e ventos que atingiram o polo e é semelhante a um problema ocorrido uma semana antes, pela mesma razão.

Em comunicado, a petroquímica destacou que a suspensão dos trabalhos envolve a área administrativa e os prestadores de serviço. As atividades operacionais das unidades, entretanto, ocorrem normalmente.

A Braskem segue realizando o monitoramento do ar em todas as áreas do polo e espera retomar as atividades normais na próxima segunda-feira. No mesmo dia, a atividade de deslocamento da nafta armazenada no tanque, que teve o teto flutuante inclinado devido às chuvas, deverá estar concluída. O monitoramento de ar não apontou nenhuma alteração nos resultados obtidos, conforme o comunicado.

A companhia ressaltou que os colaboradores do turno administrativo da Unidade de Petroquímicos Básicos e das Unidades de Polímeros haviam sido liberados ontem como forma preventiva. No dia anterior, outro comunicado da Braskem informou que cerca de cem trabalhadores (entre funcionários e terceiros) que estavam no local foram dispensados preventivamente e realizaram exames preventivos. “O incidente liberou forte cheiro na área, que foi imediatamente isolada”, segundo a companhia.

Para evitar qualquer vazamento, a companhia está realizando de forma contínua a logística de reposição de espuma no tanque de nafta. Além disso, serão deslocadas 14 mil toneladas de nafta para outro tanque com o objetivo de viabilizar as atividades no local. A transferência da matéria-prima utilizada nos processos produtivos da Braskem deve ser concluída amanhã.