Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bradesco alcança o valor de mercado da Petrobras

Levantamento da Economatica mostra que banco apareceu empatado com a petroleira na lista de empresas com maior valor de mercado

O Bradesco, segundo maior banco privado do país, alcançou a Petrobras em valor de mercado, segundo levantamento da empresa de informação financeira Economatica. A petroleira encerrou o último pregão, na sexta-feira, na terceira posição da lista, atrás de Ambev e Itaú Unibanco, e empatada com o Bradesco – ambas valendo 153,9 bilhões de reais.

As ações da estatal ensaiaram uma recuperação neste ano, impulsionadas pelas especulações sobre a corrida presidencial, mas devolveram todos os ganhos em um período de apenas três meses. Após o pico de alta no início de setembro – puxado pela euforia do mercado com o avanço da então candidata Marina Silva -, a empresa iniciou um movimento de forte desvalorização, perdendo metade do seu valor de mercado.

Leia mais:

Bradesco tem lucro de R$ 3,87 bilhões no 3º tri

Há indícios de que corrupção vai além da Petrobras, diz juiz da Lava Jato

A rotina do Clube do Bilhão nas celas da Polícia Federal

Para os analistas, essa queda livre se deve às inúmeras incertezas que cercam o futuro financeiro da estatal. No centro de um escândalo de corrupção, a empresa ainda não divulgou o balanço do terceiro trimestre auditado e corre o risco de perder o grau de investimento – o que dificultaria o acesso ao capital estrangeiro. Além disso, a companhia sofre com a queda de quase 40% no preço internacional do petróleo, o que lança dúvidas sobre a viabilidade do pré-sal.

No outro extremo, em um setor que vive uma prolongada fase de bonança no país – com os juros elevados e a expansão do crédito – está o Bradesco. O lucro líquido da instituição financeira cresceu 26,5% no terceiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2013, somando 3,9 bilhões de reais.

(Com Estadão Conteúdo)