Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BP tem planos de ampliar presença no Brasil, diz executivo

RIO DE JANEIRO, 4 de novembro (Reuters) – A petroleira britânica BP tem planos de ampliar presença no Brasil para além dos ativos recentemente adquiridos, disse o presidente da companhia no país, GuillermoQuinteiro, nesta segunda-feira.

Depois de comprar as operações da norte-americana Devon e se tornar operadora de pelo menos 10 blocos exploratórios no Brasil, tanto em mar como em bacias terrestres, a empresa poderá participar de novos projetos no país, seja por meio de novas aquisições ou via 11a rodada de áreas de exploração de petróleo e gás, que deverá ser realizada no próximo ano pelo governo brasileiro.

Ao ser indagado sobre a possibilidade de negociar compra de ativos ou parcerias com Anadarko, Petrobras e Galp, o executivo afirmou que a empresa “está sempre atenta a possibilidades de crescimento no país.

A Anadarko contratou um banco para avaliar seus ativos no Brasil, entre os quais um bloco com descoberta de petróleo no pré-sal da bacia de Campos.

A Petrobras anunciou que poderá vender participações em algumas de suas áreas exploratórias como maneira de cumprir um bilionário plano de desinvestimento.

E a portuguesa Galp está quase concluindo operação de aumento de capital, na qual estaria participando a chinesa Sinopec, segundo comentários que circulam no mercado.

O executivo reafirmou que a BP tem interesse também em participar da 11a rodada de áreas petróleo, mas ponderou que ainda não há definição sobre da data do leilão.

(Reportagem de Sabrina Lorenzi; edição de Marcelo Teixeira)