Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa sobe 0,63% hoje e avança 2,86% na semana

Por Claudia Violante

São Paulo – A Bovespa apenas ‘cumpriu tabela’ no período vespertino, esvaziada pelas festas de final de ano. Sobraram poucos investidores – aqueles que operaram pela manhã, esticaram o almoço e deixaram as mesas de operações à míngua à tarde. Assim, o giro, mais uma vez, foi encolhendo ao longo da sessão, dando amplitude aos escassos movimentos de compras. Eles foram majoritários, de olho no sinal positivo vindo do exterior.

A Bovespa terminou a sexta-feira com ganho de 0,62%, aos 57.701,07 pontos. Na mínima, registrou 57.348 pontos (estável) e, na máxima, 57.792 pontos (+0,77%). Na semana, teve ganho de 2,86%. No mês, sobe 1,45% e, mas, no ano, cai 16,74%.

O Ibovespa oscilou pouco na segunda etapa da sessão, prova do ritmo lerdo que tomou conta desta sexta-feira, antevéspera de Natal. Os poucos negócios que aconteceram, no entanto, foram com sinal positivo, já que a trégua no noticiário e os bons indicadores norte-americanos favoreceram uma ‘puxada’ de final de ano.

No Brasil, as blue chips subiram. Vale ON, +0,61%, Vale PNA, +0,65%, Petrobras ON +0,46%, PN, +0,32%. A estatal do petróleo encontrou indícios de presença de óleo e gás natural em dois poços terrestres na Bacia do Solimões, conforme registro no site da Agência Nacional do Petróleo (ANP).