Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

BOVESPA-Índice tem volatilidade após resgate a bancos na Espanha

Por Da Redação 11 jun 2012, 13h36

SÃO PAULO, 11 Jun (Reuters) – O entusiasmo inicial dava lugar à volatilidade na Bovespa nesta segunda-feira, com investidores avaliando o pacote de resgate aos bancos da Espanha e o avanço das exportações da China, ao passo que as preocupações com a eleição na Grécia no fim de semana e seus impactos para a zona do euro continuam no radar.

Às 13h35, o Ibovespa tinha alta de 0,29 por cento, a 54.586 pontos. Na máxima até agora, o índice chegou a subir 1,78 por cento, a 55.400 pontos. O giro financeiro do pregão era de 2,76 bilhões de reais.

“A volatilidade continuará forte nesta semana. A indefinição do cenário externo ainda é muito grande”, disse o diretor de estratégias e produtos na Infinity Asset, André Paes. “Mesmo com o pacote aos bancos da Espanha, ainda existem dúvidas sobre a dívida do país. E o mercado espera a eleição na Grécia.”

Os 17 ministros das Finanças da zona do euro aprovaram, no fim de semana, um pacote de 100 bilhões de euros para os bancos na Espanha. O país enfrentará a supervisão dos credores internacionais, afirmaram nesta segunda-feira autoridades da União Europeia e da Alemanha.

Ainda no cenário externo, uma bateria de dados da China divulgados entre sábado e esta manhã mostrou o comércio exterior e a liberação de empréstimos mais fortes do que o esperado, enquanto números de produção industrial e vendas no varejo ficaram aquém das previsões.

Continua após a publicidade

As incertezas na zona do euro pesavam sobre as bolsas norte-americanas e levavam o índice Dow Jones a recuar 0,3 por cento. Já o principal índice das ações europeiasfechou em leve alta de 0,08 por cento.

Na bolsa paulista, as blue chips pressionavam o Ibovespa, com destaque para a preferencial da Petrobras, que caía 0,8 por cento, a 18,73 reais. OGX recuava 1,8 por cento, a 9,96 reais. A preferencial da Vale tinha alta de 0,3 por cento, a 37,43 reais.

A TAM desabava 8,6 por cento, a 38,74 reais, antes da oferta de permuta de ações com a LAN no processo de fusão das duas companhias.

Em sentido oposto, Gafisa subia 10,9 por cento, a 2,75 reais, ainda em reflexo do anúncio feito na semana passada de emissão de ações para compra dos 20 por cento de participação que ainda não detém na Alphaville Urbanismo, segundo operadores.

“No curto prazo, o Ibovespa deve ficar entre 52 mil e 55 mil pontos. Quando um número bom sair, ele pode chegar a 56 mil pontos, mas a tendência é ficar neste nível por enquanto, com os operadores avaliando as notícias que saem cada dia”, disse o operador Luiz Roberto Monteiro, da corretora Renascença.(Por Danielle Assalve, com reportagem adicional de Asher Levine; Edição de)

Continua após a publicidade
Publicidade