Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Índice tem máxima desde abril por Grécia e EUA

(Texto atualizado com mais informações e dados oficiais de fechamento da bolsa)

Por Roberta Vilas Boas

SÃO PAULO, 16 Fev (Reuters) – A Bovespa atingiu nova máxima em quase 10 meses nesta quinta-feira, após declarações de autoridades europeias de que o acordo de resgate à Grécia deve ser selado na próxima segunda-feira e dados positivos dos EUA.

O Ibovespa subiu 1,18 por cento, a 66.141 pontos, maior fechamento desde 27 de abril de 2011. O giro financeiro do pregão foi de 8,39 bilhões de reais.

Em Nova York, o índice Dow Jones subia 0,91 por cento, às 18h32 (horário de Brasília), e o S&P 500ganhava 1,03 por cento.

“O mercado abriu pesado pela ameaça de rebaixamento de bancos europeus pela Moody’s e pela possibilidade de não liberaram financiamento para a Grécia até as eleições de abril”, afirmou o estrategista-chefe da SLW, Pedro Galdi.

“Mas os dados de auxílio desemprego vieram bons e autoridades europeias desmentiram a notícia de que só iriam ajudar a Grécia em abril”, completou.

O número de pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA caiu inesperadamente na semana passada, para perto da mínima em quatro anos.

Na Europa, autoridades disseram que propostas de alguns países da zona do euro de adiar o debate sobre ajuda à Grécia até as eleições no país não tiveram apoio.

Isso aliviou a tensão criada mais cedo, após a agência de classificação de risco Moody’s alertar que pode rebaixar a classificação de crédito de 17 instituições financeiras globais.

Por aqui, o repique do mercado ajudou ações que vinham sendo pressionadas recentemente. A preferencial da Vale, por exemplo, subiu 0,67 por cento, a 42,36 reais, mesmo após a companhia ter reportado na véspera números fracos do quarto trimestre, em linha com a expectativa do mercado.

Já a preferencial da Petrobras teve valorização de 3,38 por cento, a 23,88 reais, enquanto a ordináriaavançou 3,32 por cento, a 25,49 reais.

Cielo foi o grande destaque positivo do índice, disparando 6,24 por cento, a 59,90 reais.

Natura subiu 0,98 por cento, a 41,40 reais, após ter informado que os resultados este ano devem ser melhores em relação a 2011, impulsionados pelo aumento do salário mínimo e pela inflação controlada.

Na outra ponta, B2W teve a maior queda do índice, de 3,92 por cento, seguida por JBS, com recuo de 3,07 por cento.(Edição de Aluísio Alves)