Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Índice se mantém em alta, mas volátil e atento à Europa

SÃO PAULO, 26 de outubro (Reuters) – A Bovespa operava em leve alta nesta quarta-feira, mas com volatilidade à medida que investidores esperavam anúncios na cúpula da União Europeia.

Às 12h45, o Ibovespa subia 0,38 por cento, a 56.499 pontos, após registrar alta de 1,46 por cento, na máxima do dia. O giro financeiro da sessão era de 1,6 bilhão de reais.

“É natural que o índice opere com volatilidade porque o mercado está aguardando a conclusão da reunião da zona do euro”, disse o analista João Pedro Brugger, da Leme Investimentos.

O início da reunião está previsto para as 13h (horário de Brasília).

“Durante o dia vamos ter grande volatilidade a medida que as notícias forem saindo, e os dados dos Estados Unidos e os resultados (financeiros de empresas) ficam em segundo plano”, afirmou.

Nos EUA, as vendas de moradias novas tiveram a maior alta dos últimos cinco meses em setembro, em 5,7 por cento, para taxa anual de 313 mil unidades.

Dentre as empresas domésticas que divulgaram resultados, Fibria caía 2,2 por cento, a 14,49 reais, depois de ter registrado um prejuízo de 1,1 bilhão de reais no terceiro trimestre, em linha com o esperado pelo mercado.

Bradesco recuava em 1,7 por cento, a 29,72 reais. O banco teve lucro líquido de 2,815 bilhões de reais no terceiro trimestre, aumento de cerca de 11 por cento sobre o reportado um ano antes. A previsão média de analistas consultados pela Reuters era de lucro de 2,871 bilhões de reais no período.

TAM subia 2,7 por cento, a 32,70 reais. A LAN afirmou na terça-feira que a PAL concordou em retirar todas as objeções na Suprema Corte chilena ao acordo de união entre LAN e TAM, com pagamento prévio de 5 milhões de dólares.

(Por Roberta Vilas Boas; Edição de Aluísio Alves)