Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Grécia abre espaço para realização de lucro e índice cai

SÃO PAULO, 30 Jan (Reuters) – A Bovespa recuava nesta segunda-feira, com a ausência de um acordo entre Grécia e credores privados para a troca de dívida, antes do início da cúpula da União Europeia, abrindo espaço para uma realização de lucros.

Às 12h34, o Ibovespa caía 1,33 por cento, a 62.066 pontos. O giro financeiro da sessão era de 1,24 bilhão de reais.

“Existe preocupação com a Grécia, mas vemos também uma realização de lucros”, afirmou o analista Luiz Gustavo Pereira, da UM Investimentos. “O encontro na União Europeia pode trazer um pouco de otimismo, mas há esse pé atrás com a Grécia”.

No ano, até a última sexta-feira, o Ibovespa acumulou alta superior a 10 por cento. Segundo Pereira, mercados emergentes como o Brasil tiveram performance melhor dos desenvolvidos no período. Logo, o embolso de ganhos pode ser mais forte.

Em Nova York, o índice Dow Jones recuava 0,8 por cento, enquanto na Europa o índice FTSEurofisrt perdia 1,2 por cento.

Por aqui, os setores bancário e de metais exerciam a maior influência negativa no Ibovespa. Em destaque, MMXrecuava 2,4 por cento, a 7,61 reais. A preferencial da Valeperdia 1,4 por cento, a 40,76 reais. No segmento financeiro, Itaú Unibanco puxava a fila, caindo 3,1 por cento, a 34,99 reais.

A queda das cotações internacionais do petróleo também pressionava a preferencial da Petrobras, que cedia 0,9 por cento, a 24,45 reais.

Na outra ponta, ações consideradas defensivas eram os destaques positivos. A ação preferencial da Eletrobrasganhava 1,6 por cento, a 25,21 reais. Cielosubia 0,74 por cento, a 51,48 reais.(Por Roberta Vilas Boas; Edição de Aluísio Alves)