Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa e dólar interrompem sequência positiva

Depois de cinco altas consecutivas, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda de 1,12% nesta quinta-feira. Já o dólar registrou a maior valorização diária em um mês, fechando em alta de 1,49% cotado a 1,83 real.

Os investidores estrangeiros estão cautelosos à espera do relatório sobre as vagas de emprego nos Estados Unidos em julho, que será divulgado na sexta-feira. Na quarta, um relatório divulgado mostrou um número maior do que esperado nas demissões no setor privado.

“Os indicadores dos últimos dias têm sido positivos. Não têm saído nada de ruim, ao contrário, e tem havido fluxo de estrangeiros”, comentou a sócia-gestora da Global Equity, Patrícia Branco. Segundo ela, os investidores usaram a recompra de bônus anunciada pelo Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) como desculpa para realizar lucros, uma vez que o dado de pedido de auxílio-desemprego nos EUA era positivo e poderia ter segurado mais um dia de ganhos.

No seu encontro de hoje, o Banco da Inglaterra, além de manter o juro básico da economia estável em 0,5% ao ano, também decidiu aumentar seu programa de compra de bônus em 50 bilhões de libras, para 175 bilhões de libras, o que foi lido por parte do mercado como uma preocupação da autoridade monetária com a sustentabilidade dos recentes sinais de melhora na economia.

Nos EUA, o dado de pedidos de auxílio-desemprego surpreendeu positivamente, já que o número de norte-americanos que pela primeira vez fizeram o pedido caiu 38.000 na semana passada. A expectativa era de alta de 1.000. Isoladamente, entretanto, o indicador não é de todo favorável, já que o total de americanos que recebiam o auxílio subiu acima do previsto, para 6,3 milhões. O Dow Jones terminou a sessão desta quinta-feira em baixa de 0,27%, aos 9.256,26 pontos. S&P 500 recuou 0,56%, para 997,08 pontos, e o Nasdaq caiu 1%, para 1.973,16 pontos.

Na Bolsa brasileira, Petrobras ON recuou 1,40% e Petrobras PN cedeu 1,30%. Vale ON caiu 1,39% e Vale PNA, -1,21%. Na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex), o contrato do petróleo para setembro fechou em baixa de 0,04%, a US$ 71,94 o barril. Os preços dos metais também terminaram a sessão em baixa.

(Com Agência Estado)