Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

BOVESPA-Dado dos EUA alivia, mas índice cai por temor com Europa

Por Da Redação 5 jan 2012, 12h23

SÃO PAULO, 5 Jan (Reuters) – A Bovespa operava em queda nesta quinta-feira, influenciada pelos renovados temores com a crise na Europa, o que ofuscou o otimismo com dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos.

Às 13h23, o Ibovespa recuava 1,93 por cento, a 58.218 pontos. O giro financeiro da sessão era de 1,96 bilhão de reais.

“O mercado caminhava bem, apesar do desconforto com a Europa. Mas o leilão de títulos da França, para os títulos de 10 anos, teve demanda menor, por medo do rebaixamento”, disse o estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi.

No leilão, os investidores exigiram rendimento de 3,29 por cento no título francês de 3,25 por cento para outubro de 2021, acima da taxa de 3,18 por cento fixada no último leilão, em 1o de dezembro, refletindo preocupações de que a França possa estar prestes a perder seu rating máximo.

Com isso, as notícias de que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA caíram em 15 mil na semana passada, e de queas empresas privadas abriram 325 mil postos de trabalho em dezembro, superando expectativas de economistas, ficaram em segundo plano.

Continua após a publicidade

No Ibovespa, alguns papéis ainda mantinham ganhos. Gerdau Metalúrgica subia 1,15 por cento, a 19,33 reais, enquanto Gerdau subia 0,7 por cento, a 15,51 reais.

Mas a tendência predominante era realizar lucros, após o Ibovespa ter subido por quatro sessões seguidas. Entre as blue chips, a preferencial da Petrobras caía 0,8 por cento, a 22,39 reais, enquanto a da Vale perdia 2,3 por cento, a 39,86 reais.

Segundo o operador Luiz Roberto Monteiro, da Renascença DTVM, nos últimos pregões houve um fluxo de estrangeiros principalmente para esses papéis.

Nas três primeiras sessões do ano, a Vale acumulou alta de mais de 7 por cento. No período, o Ibovespa teve valorização de 4,6 por cento.

Uma papel que reagia ao noticiário corporativo era Embraer , caindo 1,6 por cento, a 11,81 reais. O governo dos EUA suspendeu temporariamente a compra de 20 aviões militares Super Tucano depois que uma rival abriu processo no país para contestar o resultado da licitação.(Por Roberta Vilas Boas; Edição de Aluísio Alves)

Continua após a publicidade
Publicidade