Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsas de todo o mundo despencam com a crise grega

Mercados asiáticos fecharam em queda diante da possibilidade de calote da Grécia; principais bolsas europeias também operam em baixa nesta segunda-feira

(Atualizado às 13 horas)

O temor com o aprofundamento da crise grega derrubou as principais bolsas no mundo nesta segunda-feira. Os principais mercados da Ásia fecharam em forte queda, enquanto as bolsas europeias também abriram em baixa.

LEIA TAMBÉM:

Perto do calote, Grécia fecha bancos e limita saques

União Europeia diz que ainda há margem para acordo

Números – Por volta das 13 horas desta segunda, as Bolsa de Milão e Madri caíam a 4,86% e 4,57%, respectivamente. Enquanto isso, Frankfurt registrava queda de 3,56%, Paris, de 3,71%, e Londres, de 1,97%. A Bolsa do Japão teve queda de 2,88%, enquanto Hong Kong caiu 3,07% e Seul, 2,33%. O impasse na Grécia ainda afetou a cotação do euro.

O pessimismo reflete os últimos desdobramentos na Grécia. Longe de um acordo com os credores, o governo grego fechou os bancos do país e limitou os saques a partir desta segunda para evitar um colapso bancário. A Bolsa de Atenas também ficará fechada neste período. Caso a Grécia não consiga um acordo de última hora com os líderes europeus até esta terça, o país entrará em calote por causa de uma dívida de 1,6 bilhão de euros com o FMI – e colocará em risco sua permanência na zona do euro.

(Da redação)