Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsas da Ásia avançam por esperança com Grécia e EUA

Em Tóquio, o Nikkei subiu 1,58%, para o maior nível dos últimos seis meses

As bolsas de valores asiáticas se recuperaram e fecharam em alta nesta sexta-feira, por sinais de que as autoridades da zona do euro aprovarão em breve o tão aguardado resgate financeiro à Grécia. Dados sobre o emprego e a indústria dos Estados Unidos apontaram para uma economia mais saudável e também animaram os mercados.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão chegou a subir 1,4%, recuperando-se da maior parte das perdas sofridas na quinta-feira, quando o atraso na aprovação de um acordo na Grécia gerava temores de que o país pudesse falir. Às 7h21, o índice subia 1,09%.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 1,58%, para o maior nível dos últimos seis meses, com as exportadoras e as financeiras liderando os ganhos. O mercado de Seul também foi destaque, avançando 1,3%, com investidores voltando em massa às compras.

“Os mercados voltaram a um padrão familiar, com os dados surpreendentemente fortes sobre emprego nos EUA e o otimismo maior sobre a Grécia combinando-se para fazer o mercado retomar o rali recente. Há muito excesso de liquidez restante para as ações digerirem”, disse o analista da NH Investment & Securities, Cho Sung-joon.

O mercado avançou 1,01% em Hong Kong, e a bolsa de Taiwan ganhou 0,31%, enquanto o índice referencial de Xangai ficou quase estável, em ligeira alta de 0,01%. Cingapura subiu 0,79%, e Sydney fechou com valorização de 0,34%.

(Com agência Reuters)