Clique e assine a partir de 9,90/mês

BOLSA EUROPA-Mercado cai com possível corte de ratings pela S&P

Por Da Redação - 13 jan 2012, 14h32

(Texto atualizado com mais detalhes)

LONDRES, 13 Jan (Reuters) – As ações europeias fecharam em queda nesta sexta-feira, depois de fontes dizerem que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s está prestes a confirmar uma série de rebaixamento de países da zona do euro, algo há muito sugerido no mercado, o que pesou sobre o sentimento por ativos mais arriscados, como ações.

O índice FTSEurofirst 300 das principais ações europeias fechou com queda de 0,1 por cento, aos 1.017 pontos, após máxima de 1.026 pontos e mínima de 1.007 pontos.

Uma fonte sênior da zona do euro afirmou que Alemanha e Holanda não seriam atingidas, enquanto uma segunda fonte disse apenas que “vários” países seriam afetados. A TV francesa, citando uma fonte do governo, disse que a França será rebaixada, enquanto uma terceira fonte disse que a Eslováquia também seria incluída.

“A expectativa é que algumas das maiores e mais ricas economias da Europa estejam sendo rebaixadas. Os mercados estão cautelosos antes do anúncio” (esperado para depois do fechamento dos mercados nesta sexta-feira)”, disse o estrategista da Standard Life Investments Richard Batty.

Ele disse que continua com recomendação abaixo da média do mercado para as ações europeias, mas que está com recomendação acima da média para as ações dos EUA. Batty apontou o dado de confiança do consumidor, divulgado nesta sexta-feira, que sugeriu mais recuperação na maior economia do mundo, um fator de limitação da queda das ações em um pregão instável.

A confiança do consumidor dos EUA ganhou força no começo de janeiro, subindo para o nível mais elevado em oito meses, na medida em que os norte-americanos ficaram mais otimistas sobre as perspectivas de emprego, segundo mostrou uma pesquisa.

O índice setorial da indústria automotiva figurou entre os de pior desemprenho, com queda de 1,3 por cento, depois de forte desempenho nos primeiros dias de 2012.

Continua após a publicidade

Em LONDRES, o índice Financial Times caiu 0,46 por cento, a 5.636 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX baixou 0,58 por cento, para 6.143 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 recuou 0,11 por cento, a 3.196 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib perdeu 1,2 por cento, para 15.011 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 subiu 0,28 por cento, a 8.450 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 fechou em queda de 0,75 por cento, para 5.479 pontos.

(Por Brian Gorman)

REUTERS HBB JCG

Continua após a publicidade
Publicidade