Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Wall Street cai após fracos dados de emprego nos EUA

NOVA YORK, 9 Abr (Reuters) – Os principais índices norte-americanos caíam cerca de 1 por cento no início do pregão desta segunda-feira, puxados por setores relacionados ao crescimento, após o relatório de criação de emprego dos Estados Unidos de março trazer dados muito mais fracos do que o esperado.

Às 11h53 (horário de Brasília), o indicador Dow Jonescaía 1,02 por cento, a 12.926 pontos, enquanto que o S&P 500tinha desvalorização de 1,15 por cento, a 1.382 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq cedia 0,96 por cento, a 3.050 pontos.

O índice S&P 500, em queda por quatro sessões consecutivas, atingiu a mínima em mais de três semanas, mas a expectativa é de que fique acima de sua média de 50 dias, agora próximo de 1.371 pontos. O Dow Jones caía abaixo de sua média de 50 dias pela primeira vez desde 20 de dezembro.

Na sexta-feira passada, o Departamento do Trabalho norte-americano informou que haviam sido criados 120 mil empregos nos Estados Unidos, excluindo o setor rural, no mês passado, bem abaixo do ganho de 203 mil postos de trabalho previstos. Mesmo assim, a taxa de desemprego caiu para 8,2 por cento, abaixo dos 8,3 por cento vistos em fevereiro.

O relatório deixa dúvidas sobre a capacidade dos Estados Unidos em ajudar a impulsionar a economia global, ao mesmo tempo qie persistem as preocupações com a crise da dívida da Europa e se a China evitará uma forte desaceleração econômica.

A falta de importantes dados econômicos dos Estados Unidos nesta segunda-feira manterá os investidores focados no relatório de emprego de sexta-feira, que foi divulgado durante um feriado no mercado acionário.

As ações de bancos lideravam as quedas no S&P 500, a lado do setor industrial. O índice do setor financeiro do S&Pcaía quase 2 por cento enquanto o do setor industrialperdia cerca de 1,6 por cento.

(Reportagem de Rodrigo Campos)

REUTERS NC PD