Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Wall St cai com temores sobre Europa e dados dos EUA

NOVA YORK, 17 Mai (Reuters) – As bolsas norte-americanas caíam nesta quinta-feira, na medida em que dados fracos da economia assustaram os investidores já preocupados com a Espanha e o seu sistema bancário, além dos desdobramentos na Grécia.

Às 12h13 (horário de Brasília), o indicador Dow Jonescaía 0,31 por cento, a 12.559 pontos, enquanto o S&P 500tinha desvalorização de 0,39 por cento, a 1.319 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq perdia 0,73 por cento, a 2.853 pontos.

Uma medida da atividade econômica futura dos Estados Unidos feita pelo Confederence Board recuou em abril pela primeira vez em sete meses, de acordo com uma pesquisa da indústria divulgada nesta quinta-feira, indicando uma recuperação econômica difícil.

“O mercado não estava preparado para isso. Ele estava esperando riscos da Europa”, disse o estrategista-chefe de investimentos do Subodh Kumar & Associates, em Toronto, Subodh Kumar.

Somando-se aos temores dos investidores, o jornal espanhol El Mundo reportou que os correntistas do banco Bankia tinham sacado mais de 1 bilhão de euros ao longo da última semana. O governo espanhol negou a informação. As ações do Bankiacaíam cerca de 14 por cento, depois de recuarem aproximadamente 30 por cento mais cedo.

Notícias de que os bancos gregos estavam enfrentando necessidades de financiamento de emergência abalaram o sentimento, e causaram mais quedas em ativos de risco, que já haviam recuado nas últimas semanas.

“O mercado de ações, no geral, está sendo guiado por uma negociação macro baseada em medo de contágio da Europa, e realmente o problema é os bancos subcaptalizados lá”, disse o vice-presidente de investimento do Harbor Advisory Corp in Portsmouth, em New Hampshire, Jack de Gan.

(Reportagem de Rodrigo Campos; reportagem adicional de Ryan Vlastelica)

REUTERS NC PD