Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Mercado tem alta de quase 3% por vários setores

(Texto atualizado com mais informações após o fechamento oficial)

Por Ryan Vlastelica

NOVA YORK, 20 Dez (Reuters) – As principais bolsas do mercado norte-americano registraram um rali de quase 3 por cento nesta terça-feira, com investidores adquirindo papéis de bancos, construtoras e companhias de telecomunicações. Porém, o giro financeiro foi baixo.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 2,87 por cento, para 12.103 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve valorização de 2,98 por cento, para 1.241 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 3,19 por cento, para 2.603 pontos.

Investidores foram atraídos pelo setor financeiro, que já estava apresentando alta. Os ganhos do setor se acentuaram após o Federal Reserve ter proposto novas regras para capitais que se revelaram menos onerosas do que o mercado temia.

O índice de bancos KBW saltou 4,1 por cento, enquanto a ação do JPMorgan registrou oscilação positiva de 5 por cento e a do Wells Fargo teve acréscimo de 4,6 por cento.

“Os investidores têm buscado clareza sobre as perspectivas de reguladores, e não acho que essas regras sejam tão rígidas a ponto de esperarmos algo como cortes significativos de dividendos”, disse Matt McCormick, administrador de capital na Bahl & Gaynor, em Cincinnati.

Papéis de construtoras também tiveram ganhos com os fortes dados sobre a construção de casas. O componente de construção de moradias do Dow Jones saltou 6 por cento, liderado pela Pultegroup, cuja ação avançou 10 por cento, e pelo papel da MDC Holding, que subiu 7,3 por cento.

Companhias de telecomunicações completaram o leque dos diversos setores que tiveram os maiores ganhos. Suas ações registraram um rali após a AT&T retirar sua oferta pela T-Mobile USA, unidade da Deutsche Telekom, pois investidores esperam que os gastos em equipamentos wireless acelerem.

As ações listadas nos EUA da Alcatel-Lucentavançaram 13 por cento, enquanto as da Juniper Networkstiveram valorização de 9,1 por cento. O índice NYSE Arca Networking saltou 5,9 por cento. O papel da AT&T teve oscilação positiva de 1,3 por cento.

Após o fechamento do mercado, as ações da Oracledespencaram 7,7 por cento no pregão eletrônico. As vendas de software e hardware divulgadas pela companhia ficaram aquém de suas próprias previsões.

REUTERS PJ SC