Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Futuros caem à espera de derrota em comitê fiscal

Por Ryan Vlastelica

NOVA YORK, 21 de novembro (Reuters) – Os índices futuros das bolsas de valores norte-americanas tinham forte queda nesta segunda-feira, ampliando as perdas da semana passada, com um “supercomitê” do Congresso do país devendo reconhecer derrota em um acordo para reduzir o déficit.

Os co-presidentes do comitê vão divulgar um comunicado no final desta segunda-feira, declarando que o comitê bipartidário foi incapaz de alcançar um acordo de redução de déficit, de acordo com fontes, e fracassou em construir um consenso sobre impostos e gastos.

Os desdobramentos dão outro grau de incerteza a um mercado já abatido por problemas globais, embora o fracasso no acordo não deva afetar o rating de crédito dos EUA.

Às 11h51, os futuros do S&P caíam 15,60 pontos, abaixo do valor justo, fórmula que calcula o preço levando em conta as taxas de juros, dividendos e o tempo de expiração do contrato.

O futuro do Dow Jones perdia 140 pontos, enquanto os futuros do Nasdaq 100 caíam 18,75 pontos.

O principal índice de ações da Europa caía 2,4 por cento, após a Moody’s dizer que um recente aumento nas taxas de juros da dívida do governo francês e perspectivas de crescimento econômico mais fraco poderiam ser negativas para o rating do país.

O mercado monitorava ainda o noticiário da Espanha. O primeiro-ministro eleito, Mariano Rajoy, está sob pressão para detalhar suas políticas a fim de superar uma severa crise econômica, após seu partido de centro-direita obter a maior vitória nas urnas espanholas em 30 anos.

Adicionando preocupações aos mercados, o vice-premiê da China, Wang Qishan, alertou que a economia global está em estado crítico.