Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Bolsa de Tóquio cai 0,8% com desvalorização do euro

Por Da Redação 5 jan 2012, 05h34

Por Dow Jones

Tóquio, 5 – No segundo pregão do ano, a Bolsa de Tóquio apresentou queda. Nesta quinta-feira, um euro persistentemente fraco providenciou o incentivo para que os investidores realizassem lucros e vendessem ações de exportadoras, como Advantest e Canon, após o forte rali da sessão anterior. O mercado, que abriu em queda e permaneceu sob o ponto de equilíbrio durante as negociações, também reagiu aos números mistos das bolsas dos EUA.

O índice Nikkei caiu 71,40 pontos, ou 0,8%, e terminou aos 8.488,71 pontos, após a alta de 1,2% na sessão de quarta-feira. O volume de negociações foi menor em relação à abertura de 2012.

Um estrategista de ações de uma corretora estrangeira disse que uma desvalorização ainda maior do euro em relação ao iene pode já estar pronta. “É apenas o contrário de um mercado altista – quase impossível prever quando a queda do euro vai acabar”, afirmou ele. “Mas a menos que novas medidas de socorro sejam postas em prática, estou receoso de que as perspectivas serão sombrias.”

Muitos investidores estão evitando apostas agressivas até que mais dados econômicos do exterior tornem-se claros, disse Kenichi Hirano, diretor operacional da Tachibana Securities. “Negociações em alta escala provavelmente só virão depois do anúncio dos números do payroll dos EUA, na sexta-feira”, afirmou.

Continua após a publicidade
Publicidade