Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsa de NY encerra em alta forte por balanços e Fed

Por Renato Martins

Nova York – O mercado norte-americano de ações fechou em alta forte na quarta-feira, com os principais índices zerando as perdas sofridas desde o começo de julho. Os investidores reagiram positivamente a alguns informes de resultados de empresas e continuaram a mostrar esperança de que o Federal Reserve adote novas medidas de estímulo à economia.

A alta foi liderada pelas ações do setor de tecnologia, depois da divulgação dos informes de resultados da Intel e de outras empresas; as ações das indústrias também subiram, em reação ao informe de resultados da Honeywell International.

“Wall Street está dando um suspiro de alívio, porque mesmo as empresas que ficaram abaixo das previsões não ficaram muito abaixo. Até o momento, estamos nos aguentando”, comentou Maris Ogg, presidente da Tower Bridge Advisors. As ações dos bancos recuaram, em reação ao balanço do Bank of America (-4,42%).

No fim da manhã, em seu segundo dia de depoimentos no Congresso dos Estados Unidos, o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, disse que é “certamente possível” que venham novas medidas de estímulo à economia, se o mercado de mão-de-obra não mostrar melhoras. À tarde, o Fed divulgou o “livro bege”, que registrou crescimento econômico “de modesto a moderado” no último mês e desaceleração na atividade industrial e nos gastos do consumidor.

As ações da Intel, que havia apresentado seus resultados na véspera depois do fechamento, subiram 3,27%, influenciando ações como Hewlett-Packard (+2,28%), Cisco Systems (+2,90%) e Microsoft (+2,66%). As ações da IBM, que divulgaria resultados depois do fechamento, subiram 2,50%. Também anunciaram resultados a Honeywell International (+6,67%), a EMC (+9,42%) e a VMWare (+12,17%). As ações do Facebook subiram 3,36%, depois de seis sessões consecutivas de quedas.

O índice Dow Jones fechou em alta de 103,16 pontos (0,81%), em 12.908,70 pontos. O Nasdaq encerrou com ganho de 32,56 pontos (1,12%), em 2.942,60 pontos. O S&P-500 finalizou com valorização de 9,11 pontos (0,67%), em 1.372,78 pontos. O NYSE Composite fechou em alta de 36,32 pontos (0,47%), em 7.831,09 pontos. As informações são da Dow Jones.