Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsa de Atenas cai 6,92% devido a temor de plebiscito sobre resgate

Atenas, 1 nov (EFE).- O índice Athex da Bolsa de Atenas fechou nesta terça-feira em baixa de 6,92%, aos 752,65 pontos, seguindo a tendência negativa dos principais mercados de valores internacionais.

A forte queda, ocorrida paralelamente às de outras bolsas europeias, é amplamente atribuída ao anúncio do primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, de que quer submeter a plebiscito o último pacote de ajuda financeira a seu país.

As maiores perdas atingiram as ações dos bancos, cujo índice geral em Atenas concluiu com queda de 11,3%.

Entre as entidades mais afetadas estão o Hellenic Post Bank, Eurobank, ATE Bank, Marfin Group Bank, Nacional Bank of Greece (NBG), Piraeus Bank e Alpha Bank.

A taxa de risco grega – o diferencial da dívida a dez anos em relação ao bônus da Alemanha – subia dos 2.207 pontos do início do dia para 2.260 pontos. Na segunda-feira, a taxa era de 2.025 pontos.

A agência de classificação de risco Fitch alertou nesta terça-feira, em comunicado, que o plebiscito proposto por Papandreou aumenta ‘dramaticamente’ a pressão para a Grécia e para a zona do euro em seu conjunto. Uma eventual reprovação dos gregos ao resgate estipulado na semana passada aumenta o risco de quebra do Estado grego e a saída do país da zona do euro. EFE