Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Bolsa cai após boato de delação premiada contra presidenciável

O dólar, que estava caindo, terminou o dia com  alta de 0,93%, cotado a 3,767 reais após boatos envolvendo o cenário eleitoral

Por Redação
Atualizado em 7 ago 2018, 20h59 - Publicado em 7 ago 2018, 18h03

Uma série de rumores políticos agitou o humor do mercado financeiro nesta terça-feira. O principal deles era sobre a possibilidade de homologação de delações premiadas desfavoráveis ao candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, embora não haja movimentação recente nesse sentido. No final da tarde, a defesa do ex-presidente da Desenvolvimento Rodoviário S.A (Dersa) Laurence Casagrande Lourenço afirmou ser “absolutamente mentiroso o boato segundo o qual ele estaria pensando em fazer delação premiada”. Ele é investigado no âmbito da Operação Pedra no Caminho, que mira fraudes em obras do Rodoanel Trecho Norte.

O Ibovespa, principal índice ações da bolsa brasileira, que operava estável, passou a cair e fechou em baixa de 0,87%, a 80.346,53 pontos. O dólar, que estava caindo, terminou o dia com alta de 0,93%, cotado a 3,767 reais.

André Perfeito, economista-chefe da Spinelli Corretora, diz que o mercado foi contaminado por três boatos: uma suposta entrevista ao vivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em Curitiba pela Operação Lava Jato e já foi proibido pela Justiça de dar entrevistas ou participar de debates, a delação contra Alckmin e dados de uma nova pesquisa eleitoral. A pesquisa CNT/MDA será divulgada amanhã.

“Isso mostra o grau de nervosismo em que o mercado está, como estamos andando em gelo fino. Um ambiente minado. Esta será uma eleição muito complexa, afirma Perfeito.

O analista de investimento da Mirae Corretora, Pedro Galdi, diz que esse tipo de rumor é bem comum em ano eleitoral. “Toda eleição é a mesma coisa. E as ações mais impactadas são as dos bancos e de empresas estatais.”

Continua após a publicidade

Galdi admite que a proliferação das fake news combinada com expansão da utilização do WhatsApp deram velocidade a esses boatos. “Agora tudo se espalha mais rapidamente”, diz. “É preciso estar ciente de que teremos muito nervosismo no mercado até a eleição. E depois de definido o ganhador, o mercado fica na expectativa da definição da equipe econômica.”

(Com Estadão Conteúdo)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.