Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Boa oferta fará preços dos alimentos caírem em 2012, diz FAO

MILÃO, 12 Mar (Reuters) – Os preços globais dos alimentos devem cair este ano, ficando menos voláteis, após fortes aumentos em 2011, devido à melhor oferta de grãos, o que deve ajudar a aliviar os temores de inflação, disse uma autoridade sênior da agência para alimentos das Nações Unidas (FAO) nesta segunda-feira.

Porém os preços dos principais alimentos e commodities agrícolas devem subir nos próximos dez anos, afirmou Abdolreza Abbassian, analista sênior da Organização para Alimentação e Agricultura (FAO), em evento de Alimentos e Agricultura da Reuters.

“Nós esperamos que os preços dos alimentos em 2012 fiquem em uma média, talvez levemente abaixo da de 2011. Nós também esperamos uma menor volatilidade este ano, comparada com o ano passado, por conta dos melhores estoques”, disse Abbassian, em entrevista.

Os preços globais dos alimentos medidos pela FAO atingiram máxima recorde em fevereiro de 2011, ajudando a estimular conflitos em alguns países.

A média dos preços de 2011 atingiu nível máximo desde que a agência começou a medir os preços internacionais dos alimentos, em 1990.

(Reportagem de Svetlana Kovalyova)