Clique e assine a partir de 8,90/mês

BNDES se mostra preocupado com desempenho das companhias aéreas

Banco de fomento se comprometeu a observar a situação do setor. Empresas enfrentam momento difícil e somam prejuízos

Por Da Redação - 8 abr 2013, 16h19

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está acompanhando com atenção a situação das companhias aéreas, disse, nesta segunda-feira, o presidente Luciano Coutinho à Agência Estado.

A direção do banco estatal de fomento teve um encontro oficial recentemente com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, para discutir o assunto. “Tivemos reunião com ele, que pediu para observarmos a situação do setor. É um setor de infraestrutura importante e as empresas apresentaram resultados não muito animadores”, afirmou Coutinho.

Leia ainda: TAM lidera setor aéreo com 41,89% de participação

Ritmo forte de empréstimos surpreende o BNDES

As principais companhias aéreas do Brasil registraram prejuízo consolidado em 2012. A Gol teve perdas de 1,512 bilhão de reais no ano passado, o dobro do prejuízo obtido em 2011, quando o saldo negativo foi de 751,5 milhões de reais. Já a receita líquida da empresa caiu 5,1% no último trimestre do ano passado – no ano todo, a receita somou 8,103 bilhões de reais, alta de 7,5% frente os 7,539 bilhões de reais obtidos no ano anterior. Os principais fatores que influenciaram o mau momento da Gol foram os custos decorrentes do fim das operações da Webjet, além da acumulação de resultados financeiros negativos.

Continua após a publicidade

Questionado sobre se o BNDES estuda conceder financiamentos para ajudar o setor a curto prazo, Coutinho respondeu: “Há várias iniciativas que não são necessariamente na área de crédito. Temos de entender as origens dos problemas para poder corrigir”.

Leia mais:

Gol faz venda antecipada de milhas Smiles

Gol tem prejuízo de R$ 1,5 bi e reduzirá capacidade doméstica

Prejuízos de empresas no 4º trimestre triplicaram ante 2011

(com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade