Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BNDES pretende investir R$ 597 bi na indústria até 2015

Petróleo e gás continuará sendo o setor mais beneficiado, com R$ 354 bilhões, seguido por extração de minérios e automotivo

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai investir 597 bilhões de reais entre 2012-2015, conforme divulgou a instituição nesta quinta-feira. Luciano Coutinho, presidente do BNDES, disse que aportes serão firmes em infraestrutura.

Os setores beneficiados com o dinheiro serão petróleo e gás, extrativa mineral, têxtil e confecção, papel e celulose, química, siderurgia, eletroeletrônica, automotivo, indústria aeronáutica e o Complexo Industrial e Saúde (CIS).

Os investimentos em petróleo e gás serão de 354 bilhões de reais, superiores aos do que foram entre 2007 e 2010 (238 bilhões de reais). O setor de extração de minérios receberá 85 bilhões de reais nos próximos anos, enquanto o automotivo terá disponível 56 bilhões de reais.

O número de consultas e enquadramentos registrado no primeiro trimestre de 2012 sobre igual período de 2011 mostra, segundo Coutinho, um cenário de retomada do investimento. Ele lembrou ainda que os números do primeiro trimestre ainda não refletem a segunda rodada do Plano Brasil Maior, lançado pelo governo federal para promover a competitividade da indústria brasileira. Para ele, o Brasil Maior deve reforçar a tendência de retomada dos planos de investimento no futuro.

(com Agência Estado)