Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Barbie cria iniciativa para combater desigualdade de gênero

A partir dos 5 anos, meninas deixam de se identificar com cientistas e presidentes, aponta estudo

Por Redação
Atualizado em 9 out 2018, 16h14 - Publicado em 9 out 2018, 14h33

A fabricante de bonecas Barbie anunciou nesta terça-feira, 9, uma iniciativa para combater a desigualdade de gênero. O projeto, intitulado “Brecha do Sonho”, reúne ações que buscam inspirar meninas e conscientizar os adultos.

A partir de um estudo de pesquisadores das universidades de Nova Iorque, Illinois e Princeton, a empresa concluiu que, nos primeiros anos de vida, as garotas não distinguem profissão e gênero. A partir dos 5 anos, elas deixam de se identificar com cientistas, presidentes e astronautas. E perdem a confiança.

“A Barbie quer que todas as garotas alcancem seu potencial e acreditamos que empoderá-las desde cedo é muito importante para que isso seja possível”, disse a diretora geral e vice-presidente sênior da Barbie, Lisa McKnight.

Segundo a marca, é mais comum que pais pesquisem no Google “Meu filho é talentoso?” do que “Minha filha é talentosa?”. Também é três vezes mais provável que adultos presenteiem garotos com brinquedos científicos.

Continua após a publicidade

Para combater a “brecha”, a Barbie vai lançar campanhas para conscientizar adultos sobre a desigualdade. Todo ano, a marca também vai colocar em destaque dez exemplos femininos de empoderamento. “Dizer a uma menina que ela pode ser qualquer coisa é apenas o começo: ver que ela pode ser qualquer coisa faz toda a diferença”, disse a empresa em comunicado.

A Mattel, fabricante do brinquedo, já comercializa modelos da boneca exercendo profissões predominantemente masculinas, como a Barbie Policial, Astronauta, Desenvolvedora de Jogos, Piloto de Avião e Engenheira Robótica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.