Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Bancos italianos pedem revisão recapitalização estimada pela EBA

De acordo com a EBA, os bancos italianos necessitam de 15,366 bilhões de euros para se recapitalizar

Por Da Redação 9 dez 2011, 09h59

A Associação de Bancos Italianos (ABI) pedirá a revisão das estimativas da Autoridade Bancária Europeia (EBA) sobre as necessidades de recapitalização de bancos europeus frente o agravamento da crise na zona do euro. A instituição italiana disse nesta sexta-feira que considera as estimativas divulgadas pela EBA distorcidas, devido a uma aplicação não homogênea dos critérios de determinação dos ativos ponderados pelo risco entre as diferentes regulações europeias.

A EBA revisou ligeiramente para cima as necessidades dos bancos italianos para 15,366 bilhões de euros, contra 14,770 bilhões estimados ao final de outubro. Para o conjunto dos bancos europeus, a soma atual é de 114,700 bilhões de euros, contra os 106 bilhões da última análise.

Os bancos italianos, sob pressão devido a alta dos juros que o país deve pagar para conseguir liquidez, criticam também a valorização das obrigações do Estado aos preços do mercado efetuada pela EBA que, segundo a ABI, é “inadequada devido à difícil fase econômica que atravessa o país”.

(Com agência France-Press)

Continua após a publicidade

Publicidade