Clique e assine a partir de 9,90/mês

Bancos espanhóis não são ameaça para euro, diz ministro alemão

Por Da Redação - 10 jun 2012, 13h38

BERLIM (Reuters) – O ministro da Economia da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, afirmou neste domingo que os bancos da Espanha não são um perigo para a estabilidade do euro e acrescentou que eles receberão o capital que precisam.

Em entrevista à televisão ARD, Schaeuble disse: “Temos que deixar isso claro. Não há risco de contágio dos bancos… Isso tem que ficar claro para todos, que os bancos espanhóis, apesar de todos os seus problemas, não são um risco para estabilidade do euro e que eles receberão capital suficiente.”

Schaeuble também afirmou que o nível de endividamento da Espanha é menor que o da Alemanha. Ele repetiu sua avaliação de que os bancos espanhóis estão sofrendo por causa de um problema específico vinculado à crise do mercado imobiliário do país.

“E, a propósito, o nível de endividamento da Espanha é menor do que o da Alemanha. Mas como resultado do boom imobiliário, a Espanha tem um problema com os bancos que tem que ser resolvido com adição de capital suficiente. E por causa das altas taxas de juros dos mercados, a Espanha não está conseguindo esse capital sob condições aceitáveis.”

Continua após a publicidade
Publicidade