Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bancos centrais no mundo estão com medo de errar, diz fundador da SPX

Durante evento organizado pelo BTG Pactual, Rogério Xavier disse receio dos BCs é motivado por decisões fora de ritmo tomadas no passado

Por Da redação
20 ago 2024, 17h41

Os bancos centrais globais estão “morrendo de medo de fazer besteira” em relação à política monetária depois de terem tomado decisões fora de ritmo em algumas ocasiões no passado. A opinião foi compartilhada por Rogério Xavier, sócio fundador da gestora SPX.

“Os bancos centrais fizeram besteira na alta [de juros], quando demoraram a reconhecer que o problema não era só na oferta, mas também na demanda, e agora estão com o problema ao contrário, pegando a trajetória [de queda] da inflação na maior parte das economias desenvolvidas”, disse ele, durante o Macro Day, evento organizado pelo BTG Pactual.

Xavier afirmou que o processo de desinflação global é difícil de ser interrompido, o que pode ser endossado até pela atitude do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, de colocar de lado o mandato dele para a inflação e manter foco no mercado de trabalho. Para ele, o nervosismo recente introjetado no mercado vem justamente do medo dos BCs globais de ficar “atrás da curva”, ou seja, perder o momento correto de tomar uma decisão de política monetária – no caso, de cortar a taxa de juros. “Se o número de desemprego vier mais fraco e a taxa de desemprego avançar a 4,4% ou 4,5% [nos Estados Unidos], o mercado vai precificar [cortes] e o Fed vai entregar, não tenho dúvida”, disse.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.