Banco Central enxerga inflação menor que a estimativa do mercado em 2026 e 2027
Apesar de projetar um cenário mais benéfico que o dos analistas de mercado, BC afirma que incertezas no Brasil e no exterior recomendam cautela
O cenário básico do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) embute uma projeção de inflação menor que a média do mercado até o segundo trimestre de 2027, considerado o limite do horizonte relevante para as decisões do colegiado. No comunicado desta quarta-feira, 5, o Copom informou que estima que a inflação encerre 2026 em 3,6%, abaixo dos 4,20% divulgados pelo Boletim Focus desta semana. Para meados de 2027, a inflação esperada pelo BC é de 3,3%, abaixo dos 3,8% do Focus. Nos dois casos, o resultado permanece acima do centro da meta de 3%.
Nesta quarta-feira, 5, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a Selic em 15% ao ano – patamar em que permanece desde junho. Entre os fatores avaliados pelo BC para embasar sua decisão estão o impacto das sobretaxas impostas pelos Estados Unidos às importações provenientes do Brasil e os impactos da política fiscal expansionista do governo Lula sobre a política monetária e os ativos financeiros.
Segundo o comunicado, essa conjuntura externa e interna reforça “a postura de cautela” em meio a um cenário “de maior incerteza”. O Copom acrescenta que o ambiente “segue sendo marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho. Para assegurar a convergência da inflação à meta em ambiente de expectativas desancoradas, exige-se uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado.”
Sem poder entrar nos Estados Unidos, Barroso já tem um novo refúgio internacional
COP30 começa com um ‘bode na sala’ para Lula
Michelle é a favorita do bolsonarismo contra Lula em 2026, diz pesquisa
Assombração? Plenário do Senado tem dois senadores feridos em questão de horas
Qual será o período mais crítico de chuvas em São Paulo hoje, segundo a previsão







