Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Banco Central do Japão manterá juros entre 0% e 0,1%

Por Da Redação 4 set 2011, 20h38

Por Priscila Arone

Tóquio – O banco central do Japão (BOJ) deve manter sua taxa básica de juros nos níveis atuais após a reunião do conselho de política monetária, enquanto a instituição continua a avaliar os riscos econômicos no exterior, informa o jornal econômico Nikkei na edição desta segunda-feira.

Para o BC japonês, estimulada pelo forte crescimento no exterior, a economia do país recupera-se gradualmente da queda sofrida. Mas as crescentes preocupações com a desaceleração nos Estados Unidos e na Europa incomodam os mercados financeiros. As implicações para a perspectiva doméstica serão discutidas pelo conselho de política monetária do BOJ, que se encontra na terça-feira para uma reunião de dois dias.

O BOJ afrouxou sua política monetária no mês passado e muitas autoridades temem novas medidas de alívio. A taxa básica de juros deve ser mantida entre 0% e ,01%.Com o preço do iene elevado em relação ao dólar, os integrantes do comitê de política monetária vão avaliar se a moeda forte afeta de forma negativa o sentimento do mercado. Enquanto o governo estuda maneiras de lidar com a alta do iene, o BOJ está preparado para tomar uma ação coordenada, se necessário, diz o Nikkei. As informações são da Dow Jones.

Continua após a publicidade
Publicidade