Balança comercial tem primeiro superávit acumulado no ano

SÃO PAULO, 13 Fev (Reuters) – A balança comercial registrou superávit de 1,155 bilhão de dólares na segunda semana de fevereiro, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio nesta segunda-feira. Com esse desempenho, o país passou a acumular superávit pela primeira vez no ano, de 59 milhões de dólares, sendo que até a semana anterior, havia déficit de 1,095 bilhão de dólares.
O saldo da semana passada resultou de exportações de 5,087 bilhões de dólares e importações de 3,932 bilhões de dólares. No mês, as exportações alcançaram 7,691 bilhões de dólares e as importações, 6,340 bilhões de dólares, com saldo positivo de 1,351 bilhão de dólares.
A média das exportações da segunda semana do mês chegou a 1,017 bilhão de dólares, 17,2 por cento acima da média de 868 milhões de dólares da primeira semana.
Segundo o Ministério, o aumento decorreu do crescimento das exportações de produtos básicos, manufaturados e semimanufaturados. Os embarques de produtos básicos cresceram 37,5 por cento, para 436,1 milhões de dólares, puxados pelas vendas de petróleo, minério de ferro, café em grão, farelo de soja, carne bovina e fumo em folhas.
No caso dos manufaturados, as vendas aumentaram 7 por cento em relação à primeira semana, para 430,6 milhões de dólares, em razão, principalmente, das exportações de plataforma de perfuração e exploração de petróleo, óleos combustíveis, aviões e suco de laranja. As exportações de semimanufaturados cresceram 19,9 por cento, para 134,0 milhões de dólares, puxadas pelas vendas de ferro e aço, celulose e zinco em bruto.
Do lado das importações, a média da segunda semana de fevereiro ficou 2 por cento abaixo da média da primeira semana, recuando para 786,4 milhões de dólares, explicada, principalmente, pela redução nos gastos com combustíveis e lubrificantes, equipamentos mecânicos, plásticos e obras, instrumentos de ótica e precisão e farmacêuticos.
(Por Hélio Barboza)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.