Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Balança comercial tem pior saldo para maio em 12 anos

Exportações superam importações em US$ 712 milhões no mês mas, no acumulado do ano, o saldo está negativo em US$ 4,85 bilhões

A balança comercial brasileira registrou superávit de 712 milhões de dólares em maio, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O resultado é o pior para o mês desde 2002, quando houve saldo positivo de 423 milhões de dólares. Enquanto as exportações somaram 20,75 bilhões de dólares, com média diária de 988,2 milhões, as importações totalizaram 20,04 bilhões de dólares no mês passado, com média diária de 954,3 milhões de dólares.

O resultado do mês de maio ficou acima das previsões dos analistas, de saldo negativo de 75 milhões de dólares. As projeções variavam de um resultado negativo de 600 milhões de dólares a um superávit de 100 milhões de dólares.

Leia mais:

Acordo automotivo com Argentina será prorrogado, diz ministro

Peru embarga carne do Brasil por suspeita de vaca louca

Emergentes criticam protecionismo do Brasil

Na última semana de maio, houve um superávit de 1,06 bilhão de dólares. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2014, o saldo ficou negativo em 4,85 bilhões de dólares, com exportações de 90,06 bilhões de dólares e importações de 94,92 bilhões de dólares.

Na semana passada, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, afirmou que continuava com a expectativa de um saldo positivo em 2014. “Vamos esperar para ver qual efetivamente foi o saldo (de maio), mas eu continuo acreditando que nós teremos saldo positivo no final do ano”, afirmou.

(com Estadão Conteúdo)