Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ATUALIZA 1-Oferta de petróleo da Opep sobe em dezembro-pesquisa

* Líbia lidera aumento na produção de petróleo da Opep

* Arábia Saudita reduz produção após forte aumento em nov.(Texto atualizado com mais informações)

LONDRES, 4 Jan (Reuters) – A produção de petróleo da Opep subiu em dezembro ao seu maior nível desde outubro de 2008, principalmente devido a uma maior recuperação da produção líbia, segundo uma pesquisa da Reuters divulgada nesta quarta-feira.

A oferta de todos os 12 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) registrou média de 30,74 milhões de barris por dia (bpd) no mês passado, ante a média revisada de novembro, de 30,62 milhões de bpd, de acordo com a pesquisa com autoridades de companhias de petróleo e analistas.

A pesquisa indica que a Opep, fonte de mais de um terço do petróleo do mundo, está produzindo mais que a meta de 30 milhões de barris diários adotada em reunião, no dia 14 de dezembro, uma vez que os preços estão bem acima de 100 dólares o barril , dando pouco incentivo para reduções da oferta.

O total de dezembro é o maior nível da Opep desde outubro de 2008, logo antes do grupo concordar com uma série de freios à produção, para combater a recessão, com base em pesquisas da Reuters.

O maior aumento na oferta da Opep no mês passado veio da Líbia, onde a produção continua se recuperando após ser interrompida durante os protestos que derrubaram Muammar Gaddafi.

As exportações de petróleo da Líbia e a demanda de refinarias subiu para 750 mil bpd em dezembro, de acordo com a pesquisa, 250 mil bpd a mais que em novembro, mas ainda aquém dos dados de produção divulgados por autoridades líbias.

(Reportagem de Alex Lawler)

REUTERS PM FG