Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

ATUALIZA 1-Irã para de vender óleo a empresas britânicas e francesas

Por Da Redação 19 fev 2012, 13h46

(Texto atualizado com mais informações)

TEERÃ, 19 Fev (Reuters) – O Irã parou de vender petróleo a companhias britânicas e francesas, disse um porta-voz do Ministério do Petróleo iraniano, numa medida retaliatória contra as novas sanções da União Europeia sobre a commodity.

“A exportação de petróleo para companhias britânicas e francesas foi paralisada. Venderemos nosso petróleo para novos clientes”, declarou o porta-voz Alireza Nikzad, segundo o site do Ministério do Petróleo.

A UE decidiu em janeiro cortar importações de petróleo do Irã a partir de 1o de julho em função das alegações do Ocidente de que o programa nuclear do país está sendo desenvolvido com objetivo de construção de bombas. O Irã nega as acusações.

O ministro do Petróleo do Irã disse em 4 de fevereiro que o Estado islâmico cortaria suas exportações de petróleo a “alguns” países europeus.

Continua após a publicidade

A Comissão Europeia disse na semana passada que não faltaria petróleo ao bloco caso o Irã interrompesse exportações, já que os países têm estoque o suficiente para suprir suas necessidades por cerca de 120 dias.

Fontes do mercado disseram à Reuters em 16 de fevereiro que os maiores compradores de petróleo iraniano na Europa estavam realizando cortes significativos em sua demanda nos meses antes da ativação das sanções da UE, reduzindo o fluxo para o continente em março em mais de um terço -ou mais de 300 mil barris por dia.

Dentre as nações europeias, a Grécia, que é atingida pela crise de dívida, é a mais exposta à paralisação do fornecimento de petróleo iraniano.

A Arábia Saudita disse que está preparada para fornecer petróleo extra ou por meio de aumentos nos contratos existentes ou realizando raras vendas à vista. O Irã cirticou Riad pela oferta.

(Por Parisa Hafezi)

REUTERS DFG BBF

Continua após a publicidade
Publicidade