Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Apple pode dominar mercado com mini iPad, dizem analistas

Por Por Rob Lever
7 jul 2012, 12h45

A gigante da informática, Apple, que deverá lançar uma versão mini de seu tablet iPad, atual líder de mercado, pode dominar seus competidores com esse novo produto, dizem analistas do setor.

O Wall Street Journal revelou na quarta-feira passada que a empresa prepara o lançamento desse novo tablet, com tela menor que a do iPad.

“Os fornecedores asiáticos de componentes da Apple estão se adaptando para produzir em massa, a partir de setembro, um tablet cuja tela será menor que a do iPad”, informa o jornal em seu site, citando altos funcionários dos concorrentes.

Segundo as fontes, não identificadas, a diagonal da tela do novo tablet terá menos de oito polegadas (em torno de 20 centímetros), contra as atuais 9,7 polegadas (25 centímetros) do iPad.

O jornal acrescenta que o lançamento do novo produto deve permitir à Apple manter sua posição de líder no mercado de tablets, agora disputado pela coreana Samsung e as americanas Amazon, Microsoft e Google.

Continua após a publicidade

Especialistas dizem que a ideia deve fazer com que o fundador da Apple, o falecido Steve Jobs, se revire no túmulo, pois ele era categoricamente contrário a ela, mas ao mesmo tempo destacam que o mercado já mudou muito desde sua morte, em outubro passado.

Jobs chegou a dizer que os tablets com telas de sete polegadas (17,8 cm) deveriam “incluir uma lixa, para que os usuários pudessem lixar seus dedos e assim poder usar suas teclas”.

Tablets de formato menor que o do iPad tradicional, que possui tela de quase 10 polegadas (de 24,6 cm), como o Kindle Fire de Amazon, o Nexus 7 da Google e o Galaxy da Samsung, obtiveram êxito em seu lançamento.

Os rumores sobre o lançamento do mini iPad, têm circulado durante meses, mas o The Wall Street Journal informou nesta semana que os fabricantes de componentes da Apple na China estão se preparando para a produção massiva do dispositivo.

Continua após a publicidade

“Apesar do que Steve Jobs disse, o formato de sete polegadas é muito popular e muito prático em termos de mobilidade”, disse Jack Gold, analista da J. Gold Associates. “Além do que, este formato é menos custoso e a Apple poderá assim competir na linha mais econômica do mercado de tablets”, completou.

Tom Mainelli, de empresa de pesquisa IDC, disse que a Apple se deu conta de que as grandes tablets não são universalmente populares e afirmou que os usuários no Japão, “que têm uma cultura maior de portabilidade”, podem preferir um formato menor, que também pode ser melhor para as escolas primárias.

“Caso a Apple venda o novo dispositivo a menos de 300 dólares, como se espera, será uma grande dor de cabeça para os modelos Android, do Google”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.