Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aneel critica qualidade da energia ofertada no País

Por Kelly Lima

Rio de Janeiro – O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, fez duras críticas à qualidade da energia ofertada no País, especialmente na região Sudeste. “É inadmissível ter os índices de duração e frequência da carga de energia gerada que vemos nesta região, considerada o eixo econômico do País”, destacou, em sua apresentação na abertura do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase).

Destacando que os números na região Sudeste tiveram pequeno crescimento em 2010 e 2011 sobre os anos anteriores, Hubner afirmou que alguns projetos de instalar estabilizadores de frequência que estão sendo implementados agora deveriam ter sido disponibilizados na rede na década de 70. “É claro que hoje temos mais tecnologias do que naquela época, mas esta prevenção está absolutamente precária. Não podemos conviver com tantos blecautes como temos verificado, alguns de grande porte, parando o Brasil inteiro, apenas por conta de pequenas causas”.

Hubner ainda destacou que a situação é a mesma na região Nordeste e na Centro-Oeste, sendo apenas um pouco melhor na região Sul, que apresentou estabilidade nos últimos anos nos índices DEC e FEC, que medem a duração e a frequência da energia gerada. “O esforço em busca de aumentar a qualidade tem de ser de todos”, completou.