Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Anatel suspende venda de novas linhas de 3 operadoras

Por Eduardo Rodrigues

Brasília – Devido ao aumento das reclamações dos usuários de telefonia e internet móvel, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu nesta quarta-feira suspender as vendas de novas linhas das operadoras com os piores indicadores de qualidade em cada Estado do País. A TIM foi suspensa em 19 Estados, a Oi em cinco e a Claro em três unidades da federação, incluindo São Paulo. A medida entra em vigor na próxima segunda-feira.

De acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, as operadoras terão que apresentar planos de investimentos e resolver todas as demandas em seus call centers em até 30 dias. A suspensão de vendas só será revogada após a agência verificar o cumprimento das obrigações. As empresas que desrespeitarem as medidas pagarão multa de R$ 200 mil por dia.

“Temos acompanhado com preocupação a qualidade das redes nos últimos 12 meses, principalmente em relação às interrupções e chamadas não completadas”, afirmou Rezende. Além das três operadoras punidas, Vivo, Sercomtel e CTBC terão que apresentar planos de investimentos à Anatel. “Embora extremas, medidas são necessárias para arrumar o setor.”

A decisão é da Superintendência de Serviços Privados da Anatel e cabe recurso ao conselho do órgão.