Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Anadarko suspende operação no Golfo do México por tempestade

HOUSTON, EUA, 23 Jun (Reuters) – A Anadarko Petroleum Corp disse no sábado que estava suspendendo a produção em quatro plataformas de petróleo e gás natural na região leste-central do Golfo do México por causa da agitação climática que se espera desenvolver-se na tempestade tropical Debby durante o fim de semana.

A plataforma inclui o Independence Hub, que pode produzir até aproximadamente 1 bilhão de pés cúbicos por dia de gás natural.

“Uma vez que estas instalações estiverem seguramente fechadas, esperamos remover todo o pessoal delas hoje”, afirmou a companhia.

A Anadarko opera oito plataformas no Golfo e disse que estava preparada para fechar mais instalações e retirar mais trabalhadores caso necessário.

A petrolífera Chevron Corp também informou que estava retirando alguns funcionários que não são essenciais para a operação de suas plataformas.

Reguladores dos EUA disseram no sábado que os operadores de petróleo e gás do Golfo do México haviam fechado em 7,8 por cento da produção diária de petróleo e 8,16 por cento da produção diária de gás natural por causa agitação climática que pode se transformar na tempestade tropical.

O Departamento de Segurança e Reforço Ambiental norte-americano, que supervisiona a atividade petrolífera e de gás na bacia, disse que a produção 107.602 barris por dia de óleo e 367 milhões de pés cúbicos de gás por dia foram encerradas à medida que operadores retiravam os funcionários das instalações e interrompiam as operações antes da tempestade.

O Golfo é responsável por cerca de 20 por cento da produção de petróleo dos EUA e 5 por cento da de gás natural.

(Reportagem de Kristen Hays)