Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Anac autoriza companhia aérea de baixo custo a operar no Brasil

Com a aprovação, a empresa pode registrar suas rotas e iniciar a venda de passagens aéreas

Por Thaís Augusto Atualizado em 8 ago 2018, 14h39 - Publicado em 8 ago 2018, 11h25

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou nesta quarta-feira a empresa Norwegian Air a operar voos internacionais no Brasil. A companhia é a terceira maior empresa aérea de baixo custo (low coast) da Europa.

Com a aprovação, a empresa pode registrar suas rotas e iniciar a venda de passagens aéreas — os preços ainda não foram definidos. A expectativa é de que as primeiras rotas tenham origem em Londres, na Inglaterra, até São Paulo e Rio de Janeiro.

“Estamos vendo o Brasil como um mercado muito interessante, especialmente de Londres, onde os preços estão altos e há pouca concorrência, por isso acreditamos que é um mercado com grande potencial”, afirmou o porta-voz da Norwegian, Lasse Sandaker-Nielsen, após solicitação da aérea para voar no país.

O professor de finanças do Ibmec, Giacomo Diniz, explica a diferença entre uma low cost e as demais companhias. “Na década de 40 e 50, viajar de avião era um luxo para poucos. Essa estrutura de custos elevado era repassada para o preço. No universo da low cost, o atendimento é padronizado, não há diferença de classe [executiva ou econômica, por exemplo] e os serviços são simplificados. Paralelamente, as empresas usam aeroportos secundários e normalmente pagam um salário menor aos funcionários”.

Segundo ele, o “custo Brasil” não deve pressionar para cima o valor das passagens aéreas da Norwegian Air. “Se viram a oportunidade de mercado, devem ter feito todas as contas para conseguir oferecer um preço competitivo”.

Continua após a publicidade

Apesar de ser a única estrangeira de baixo custo a conseguir a autorização para voar no país, a Norwegian não é a primeira a se interessar pela operação. Em julho do ano passado, a argentina Flybondi deu início ao processo para ganhar a aprovação da Anac — se cumprir o prazo, a companhia deve começar a operar em 2019.

Na América Latina, a Norwegian também possui operações na Argentina. A decisão da Anac foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Preços altos

A entrada da Norwegian Air no mercado brasileiro deve acirrar a concorrência entre as companhias aéreas que operam no país.

Continua após a publicidade

No ano passado, a estrangeira recebeu — pela quinta vez seguida — o prêmio de melhor aérea de baixo custo da Europa, segundo o Skytrax Awards, considerado o “Oscar da aviação”. Enquanto isso, as passagens aéreas no Brasil acumularam alta de 15,68% nos últimos doze meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em julho, na comparação com o mês anterior, os preços das passagens aéreas aceleraram 44,51%. Ainda assim, no acumulado do ano, houve uma queda de 5,15%.

Para Diniz, a chegada da Norwegian Air vai incomodar outras empresas aéreas e criar um ajustamento do custo-benefício. “A falta de concorrência faz com que você não se preocupe com a prestação de serviços e cobre preços mais altos. Agora, os concorrentes vão ter que oferecer mais ou baixar seus preços.”

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.