Alta do dólar faz inflação da indústria subir 0,92% em agosto
Índice de Preços ao Produtor, do IBGE, mede os valores da porta da fábrica, sem impostos e frete; setor extrativo puxou a alta

O aumento dos preços do minério de ferro no exterior e a valorização do dólar pressionaram o aumento de 0,92% na inflação da indústria em agosto, na comparação com julho. É o que mostra o Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado nesta quarta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foi a primeira alta após duas quedas consecutivas em junho (-1,13%) e julho (-1,20%). No acumulado no ano, os preços subiram 2,48% e, em 12 meses, 1,43%. O IPP mede a variação dos preços dos produtos na porta das fábricas, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação.
O indicador para o setor extrativo teve aumento de 7,67% em agosto, acumulando 30,36% no ano e 31,44% em 12 meses. Esses resultados fizeram com que as indústrias extrativas tivessem a maior influência no índice geral.
Entre as atividades, o destaque ficou com o minério de ferro. “Houve um aumento nos preços no exterior, além de uma depreciação do real ante o dólar, da ordem de 6,4%”, explicou o gerente da pesquisa, Alexandre Brandão.
A segunda maior influência foi dos alimentos, com destaques para a soja, as carnes bovinas e o leite.
Os produtos derivados de soja, como óleo e farelo, bem como o leite bovino tiveram maior demanda no período. Já para as carnes bovinas a maior influência veio da exportação, por conta da variação cambial.
O dólar também influenciou outras atividades, que passaram de queda em julho para aumento em agosto, como transportes, especialmente aviões, que passaram de -1,04% para 3,65%, e commodities, como fumo (de -1,43% para 3,29%) e madeira (de -1,17% para 0,93%).
“A variação cambial só não teve influência maior sobre produtos em que a concorrência internacional é maior, como foi o caso do papel e celulose, que tiveram queda de 1,07% devido à pressão do mercado chinês”, concluiu Alexandre.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.